O IHF apoia as entidades credenciadas em diversas áreas, conforme suas necessidades e prioridades, planejadas em duas etapas:

Primeira Etapa: 2014/2015

ALIMENTAÇÃO

Avaliação da necessidade de complementação alimentar, com fornecimento complementar de produtos.

HIGIENE

Avaliação do nível de higiene corporal e ambiental, com fornecimento complementar de produtos de higiene e limpeza.

VESTUÁRIO

Reposição da roupa dos internos, com foco no período de inverno, bem como nas roupas de cama, mesa e banho.

INFRA-ESTRUTURA E SERVIÇOS

Avaliação, através de visitas técnicas, da necessidade de reformas e reparos estruturais nas instalações das entidades, com planejamento, orçamento e execução aprovados pelo Instituto e realizadas por profissionais e empresas credenciadas.
Avaliação da necessidade de reposição de aparelhos domésticos, elétricos e eletrônicos.

SEGUNDA ETAPA: 2016

Além das atividades que tiveram início em 2014 e 2015, em 2016 o IHF lançou a nova área de Gestão.

GESTÃO

Atuação junto à diretoria das entidades credenciadas para melhorar a qualidade de gestão em áreas como:

- Orientação na regularização da parte legal, questões trabalhistas, tributárias, acesso a convênios com instituições públicas e privadas.

- Apoio no aperfeiçoamento da área administrativa, tais como: planejamento, controle dos orçamentos, captação de recursos e RH.

- Treinamento específico para os gestores e as equipes de profissionais das entidades por meio de encontros, palestras e cursos sob medida.

TERCEIRA ETAPA: 2017

Três novos projetos serão lançados para as Entidades Pequenas em 2017.

PROJETO NUTRIÇÃO

Com o apoio de uma nutricionista profissional, o IHF buscará orientar as Entidades Pequenas sobre a quantidade de alimentos necessários, além de elaborar um cardápio semanal com refeições adequadas ao perfil dos internos de cada uma delas.

PROJETO TRABALHOS MANUAIS

Contribuir com as mães que acompanham as crianças internadas para que elas desenvolvam atividades manuais com o objetivo de garantir uma receita adicional quando voltarem para suas cidades de origem: corte de cabelo, manicure, maquiagem, crochê/tricô, artesanato entre outras.

ATIVIDADES SOCIAIS

2º ano do projeto sócio cultural que leva alegria e entretenimento para os internos nas Entidades Pequenas com a participação de grupos culturais: Operação Arco-Íris (palhaços), Cia Lona de Retalhos (teatro), MUS (música) e Associação Viva e Deixe Viver (contação de histórias), num total de 72 apresentações ao longo do ano.